terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Memória pública online: catálogos de jornais podem ser consultados pela internet


Está disponível no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo a maior parte de seu catálogo de jornais, que possui uma das maiores hemerotecas de São Paulo. Este novo instrumento de pesquisa facilita o acesso ao acervo, pois permite que os pesquisadores conheçam, pela internet, todos os títulos disponíveis para consulta. Até então, os consulentes utilizavam apenas o catálogo impresso no salão de atendimento da instituição.

Ao todo, 1.368 títulos foram catalogados pelo Núcleo de Hemeroteca e Biblioteca do Arquivo Público. A busca pode ser feita por título, região de SP (capital, bairros ou interior), Cidade, Estado ou País. Uma das novidades deste catálogo é a “consulta detalhada”, que informa quais datas do jornal desejado podem ser consultadas e quais não constam no acervo. Este recurso já está disponível para quase todos os títulos catalogados. Outra facilidade é que o pesquisador pode consultar os títulos já digitalizados diretamente do próprio catálogo.

Já usei a base, é incrível!  O jornal A Última Hora está todo digitalizado.

A consulta aos jornais no original ou em microfilme é feita no próprio Arquivo Público, localizado na Av. Cruzeiro do Sul, 1.777 – Próximo a Estação Tietê do Metrô, São Paulo/SP. O atendimento ao público acontece de terça a sábado, das 9h às 17h, sendo 16h o horário-limite para solicitação de materiais.


2 comentários:

  1. Finalmente podemos ter acesso a esse maravilhoso jornal, do grande Samuel Wainer. A "Ultima Hora" trouxe inovações gráficas para o jornalismo brasileiro, elevou o salário dos funcionários e dos fotógrafos principalmente, teve abordagem dos fatos direcionada ao público popular, e hospedou ilustres como Nelson Rodrigues.

    ResponderExcluir